Você está em: Notícias»Vereadores Mirins cumprem roteiro na Capital de SC

Vereadores Mirins cumprem roteiro na Capital de SC

Os vereadores mirins da Câmara Municipal de Gaspar participaram de uma atividade bem diferente na última quarta-feira (12). Acompanhados do presidente da Câmara de Vereadores, Ciro André Quintino e do coordenador do projeto Vereador Mirim em Gaspar, José Carlos Spengler, os jovens foram à capital Florianópolis para aprenderem mais sobre o papel do Poder Legislativo. A visita à Alesc - Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - teve como objetivo aproximar os jovens parlamentares do Poder Legislativo. Logo na chegada, os vereadores mirins foram recebidos pelo vice-presidente da Alesc, deputado Aldo Schneider. O parlamentar conversou com os jovens sobre a importância de se distinguir entre os bons e maus políticos e da importância de se fazer o melhor enquanto representante do povo. “O momento em que o Brasil vive em que todos os políticos são colocados no mesmo barco é importante saber que ainda existem bons políticos que trabalham e lutam pelo cidadão. O que fazemos aqui é o mesmo que cada um de vocês faz pela suas escolas, ou seja, representam os demais colegas. Nós, na Alesc, fazemos isso em uma escala maior”, destacou Schneider. O deputado desejou aos vereadores mirins um excelente mandato e lembrou que entre eles poderiam estar futuros prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras da cidade de Gaspar. Ainda na Assembleia, os miris aprenderam como funciona o parlamento, visitando o plenário e as salas das comissões, além de toda a estrutura administrativa que faz a Casa das Leis funcionar. A vereadora mirim, Ana Luiza Nicoletti, gostou de conhecer onde trabalham os representantes dos catarinenses. “Para mim foi um dia de experiências porque aprendi bastante sobre o legislativo estadual. Foi muito bom conhecer o plenário da Alesc e saber onde são feitas as nossas leis”, observou. Os jovens legisladores também conversaram com o presidente da Alesc, deputado Silvio Dreveck, que saudou a todos entregando uma lembrança ao presidente do legislativo mirim gasparense Manoela Ferreira. Palácio do Governo Após almoço foi as vez dos vereadores mirins conhecerem onde trabalha o governador do Estado de Santa Catarina, João Raimundo Colombo. Na oportunidade, Colombo estava atendendo uma comitiva chinesa sobre parcerias econômicas, não podendo receber os vereadores. Eles acabaram recepcionados pelo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Carlos Chiodini. Ele conversou cerca de 30 minutos com o grupo, explicando o funcionamento da Secretaria. Chiodini entregou de presente a cada vereador Mirim e ao presidente do legislativo gasparense um exemplar do livro “Olhares da Diversidade Natural, do fotojornalista Antônio Carlos Mafalda”. Os vereadores ainda tiveram a oportunidade de conhecer o gabinete do vice-governador do Estado Eduardo Pinho Moreira. Com olhos atentos, eles prestavam atenção a cada detalhe e a cada obra de arte que decorava o ambiente. “Uma visita como essa é um aprendizado que vamos levar para a vida toda”, comentou José Carlos Spengler.