Você está em: Notícias»Câmara presta homenagem aos 500 anos da reforma luterana

Câmara presta homenagem aos 500 anos da reforma luterana

Os vereadores homenagearam, na noite dessa segunda-feira (30), 11 ex-presidentes e quatro lideranças da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil pela contribuição dada aos cidadãos gasparenses. A sessão solene foi dedicada aos 500 anos da Reforma Luterana, que serão completados oficialmente nesta terça-feira (31). Aprovada por unanimidade, a homenagem foi solicitada pelo Presidente da Câmara, Ciro André Quintino (PMDB), e o vereador Rui Carlos Deschamps (PT). Cinco homenageados são falecidos e foram representados pelos familiares. Durante a sessão, houve a apresentação musical do coral luterano de Gaspar e um momento de oração realizado pelo pastor sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, Breno Carlos Willrich. Em agosto, a Câmara também aprovou a criação do dia municipal da Reforma Luterana - 31 de outubro - e incorporou o fato histórico ao calendário gasparense. A presidente da Paróquia Luterana de Gaspar, Jacqueline Susan Sofia Schneider, declarou que “é muito gratificante ver que a nossa cidade, assim como o país, está conhecendo melhor a história de Martinho Lutero e entendendo as questões defendidas por ele, baseadas na ética e na educação”. Segundo Ciro, a reforma não trouxe apenas mudanças religiosas, mas foi um divisor da história. “Que nesses 500 anos da reforma luterana, possamos fazer uma reflexão e ver o que cada um de nós pode fazer para mudar para melhor tudo o que está a nossa volta”, ressaltou. Nessa direção, Rui elencou uma série de contribuições advindas da reforma. “Podemos destacar a preocupação com as questões sociais; a redescoberta de um Deus amoroso, misericordioso e que não vende o perdão; a valorização da música comunitária e dos coros religiosos, a criação de escolas comunitárias para educar as crianças, além do protagonismo das pessoas na condução de suas ações”, resumiu.