Você está em: Notícias»Vereadores apoiam campanha que incentiva a participação da Mulher na Política

Vereadores apoiam campanha que incentiva a participação da Mulher na Política

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, nessa terça-feira (3), uma moção de apoio à campanha “Mulheres na Política. Elas Podem. O País Precisa”, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Faz parte da campanha, lançada em agosto, um curso à distância sobre a aplicação do fundo partidário na difusão da participação política das mulheres, destinado aos partidos políticos. A vereadora Mariluci Deschamps Rosa (PT), propositora da moção, declarou que “apoio a iniciativa do TRE por entender que temos mulheres capacitadas e com condições de avançar no campo da política”. Um levantamento da Folha de São Paulo de 2016 apontou que os partidos destinaram proporcionalmente 30% mais recursos aos homens em relação ao que foi repassado às mulheres. “Até 50% dos afiliados partidários são mulheres, o que mostra que não há falta de participação feminina na política”, afirmou. Já a vereadora Franciele Back (PSDB) enfatizou a falta de incentivo dos partidos políticos à participação feminina. “A mulher serve para ser aquilo que ela bem entender”, ressaltou. Ela se mostrou favorável à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 134/15, que será analisada, nesta-quarta-feira (4), na Câmara dos Deputados. A PEC, elaborada pelo Senado, prevê percentuais mínimos graduais de participação de ambos os sexos no Legislativo. Conforme o texto, cada sexo deverá ter, no mínimo, 10% das vagas na primeira legislatura; 12% na segunda e 16% na terceira. Cada legislatura corresponde a quatro anos. Mulheres no legislativo Os números contabilizados pelo Senado Federal assustam. Santa Catarina não elegeu nenhuma senadora nas últimas eleições. Na Câmara dos Deputados, a bancada catarinense é composta por apenas duas mulheres e 14 homens. A Assembleia Legislativa tem 36 deputados estaduais e quatro deputadas. O legislativo gasparense, em seus 70 anos de história, teve apenas sete mulheres. Atualmente, são duas legisladoras – Mariluci e Franciele – e 11 homens que ocupam cadeiras na Câmara. Em 2016, foram eleitos, em Santa Catarina, 2.500 vereadores e 389 vereadoras.