Você está em: Notícias»"Dia Municipal do Ciclista'' é aprovado pela Câmara de Vereadores

"Dia Municipal do Ciclista'' é aprovado pela Câmara de Vereadores

Nesta terça–feira (03), foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei 60, de autoria do suplente de vereador em exercício, Cleverson Ferreira dos Santos (PP), que instituiu o “Dia Municipal do Ciclista”. A sessão ordinária teve ainda a participação do suplente de vereador e presidente da Associação Bike Segura, Charles Wilson Teske, que falou aos presentes sobre a importância do uso da bicicleta e os seus benefícios. Para Cleverson, o dia do ciclista será importante para promover o uso da bicicleta e consequentemente melhorar a mobilidade urbana de Gaspar. “É um meio de transporte sustentável e viável, utilizado por trabalhadores, para momentos de lazer e competições. Esse Projeto de lei é uma forma de conscientizar as pessoas (motoristas, pedestres e ciclistas) a respeitar as leis de trânsito”. Para o vereador, a iniciativa é de fácil viabilização pelo Poder Público. Ele alega que “somado à existente movimentação popular pró-ciclismo, poderá ainda aumentar o uso de bicicletas em detrimento de veículos automotores”. O parlamentar acredita que devem ser feitas algumas campanhas de conscientização, expondo os benefícios e as vantagens da utilização da bicicleta no dia a dia. O texto aprovado prevê que o dia 19 de agosto seja o Dia Municipal do Ciclista. A justificativa é de que a data já é considerada como dia nacional do ciclista, uma homenagem ao ciclista e biólogo Pedro Davison, que morreu em 19 de agosto de 2006, após ser atropelado por um automóvel no Eixo Rodoviário Sul, em Brasília, aos 25 anos. Ciclismo O ciclismo é uma modalidade esportiva que fornece diversos benefícios aos praticantes tanto nas questões físicas como para o bem-estar social e vem crescendo na cidade de Gaspar. Por todas as ruas da cidade, é possível ver a movimentação e o aumento de adeptos dessa prática esportiva. Nas terças-feiras, um grupo de ciclistas se reúne em frente à prefeitura para um rolê na cidade. Outros se reúnem nas quintas e algumas pessoas usam a popular bike para se deslocar de casa para o trabalho, evitando assim filas, trânsito e estresse, aproveitando mais o tempo. O projeto agora segue para sanção do Executivo.