Você está em: Notícias»Vereador Silvio Cleffi pede projeto para disposição de desfibrilador em ambientes com mais de 100 pessoas.

Na última Sessão Ordinária (09), o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores, Silvio Cleffi solicitou ao Executivo uma indicação para providenciar a elaboração de projeto de lei que regulamente a obrigatoriedade de deixarem, à disposição, um aparelho DEA (Desfibrilador Externo Automático) em ambientes que possam aglomerar 100 pessoas ou mais e/ou em locais de maior probabilidade de eventos súbitos, bem como em centros de saúde. Na oportunidade, Doutor Silvio explicou a importância e as diferenças dos aparelhos de uso exclusivo por médicos e profissionais da área da saúde. “No caso do hospital, é necessária a qualificação técnica de um profissional de saúde para usá-lo. No caso do aparelho DEA, toda vez que este dispositivo automático reconhecer um ritmo de fibrilação ventricular irá acionar o choque. Ele pode ser manuseado após treinamento simples por pessoas leigas na área de saúde”, salientou. “A maior causa de morte súbita é causada por fibrilação ventricular e a única forma é fazer a desfibrilação com o desfibrilador que é esse dispositivo automático. Este reconhece a arritmia, e, se não tiver arritmia, ele não choca e se tiver arritmia ele choca”, explica. Doutor Silvio justificou que a proposta do projeto de lei para colocar desfibrilador em locais com mais de 100 pessoas já vem sendo usada em várias cidades e estados do Brasil. Ele afirmou que “tal iniciativa pode salvar muitas vidas”.